O GMMS atua nas áreas de Engenharia e Ciência de Materiais e Engenharia Biomédica. As principais linhas de pesquisas desenvolvidas são:

Determinação de mecanismos de siterização em materiais cerâmicos

A sinterização é seguramente uma das etapas mais importantes do processo de produção de materiais cerâmicos. Várias são as possíveis rotas de sinterização, que vão da tradicional, mas não menos importante, sinterização em forno resistivo convencional, até as sinterizações assistidas por campo elétrico (microondas, spark plasma sintering e flash sintering). Em particular, a produção de cerâmicas avançadas para aplicações na indústria eletroeletrônica exige corpos cerâmicos com elevadíssimas densidades, alta qualidade microestrutural e livres de fases secundárias. Nesta linha de pesquisa investigamos a cinética do processo de sinterização de cerâmicas avançadas. Para cada composição e rota adotadas, procuramos determinar os mecanismos envolvidos do processo de sinterização e a contribuição dos mesmos para a densificação dos corpos cerâmicos.

Desenvolvimento de transdutores ultrassônicos para aplicações biomédicas

Do ponto de vista de aplicações médicas, as técnicas para a produção de imagens e diagnoses por ultrassonografia tiveram suas resoluções melhoradas consideravelmente nas últimas décadas. Os aparelhos de ultrassom já são capazes de cobrir uma faixa de frequência que varia de 1.5 MHz a 100 MHz, dependendo do órgão que se deseja visualizar. As imagens geradas por ultrassom já alcançam resoluções lateral e axial da ordem de 256 mm e 55 mm, respectivamente. Nessa linha de pesquisa, o GMMS tem como objetivo o desenvolvimento e a caracterização de transdutores ultrassônicos piezoelétricos, de baixa e alta potência, para potenciais aplicações em terapias e diagnoses biomédicas.